COMO USAR O ALGORITMO PARA VENDER MAIS
Atualmente, o algoritmo é a principal ferramenta para vender dentro da internet e das redes sociais.
Ele é a principal ferramenta utilizada para a entrega de conteúdos, seja dentro ou fora das redes sociais.
O feed do seu Instagram, os vídeos que aparecem no seu YouTube e até mesmo os resultados das suas buscas no Google, todos são resultados do algoritmo.
E pensando em demonstrar mais sobre como o Marketing Digital funciona na prática, nós da Auma Digital desenvolver um conteúdo exclusivo para que você entenda um pouco mais sobre como esse mundo funciona.
Então, venha com a gente e conheça mais sobre a mais polêmica das ferramentas digitais.
Introdução
Desde o surgimento da Internet o marketing digital vem se tornando mais um pilar dentro da área de comunicações, se tornando fundamental na hora do seu negócio conversar diretamente com os seus clientes.
E foi através dele que portas foram abertas para os empreendedores, com a oportunidade de divulgarem o seu negócio de maneira direta e segmentada.
Porém, com a popularização e o aumento da sociedade digital, surgiu a necessidade das redes sociais de entregarem conteúdos relevantes para os seus usuários de maneira segmentada.
E esse é o principal objetivo do algoritmo.
Sendo parte de uma inteligência artificial, ele entrega conteúdo dentro do aspecto de interesse de cada um dos usuários das redes sociais.
Dessa forma, você sempre irá receber conteúdos que você gosta de consumir, encorajando o usuário a passar cada vez mais tempo conectado.
E toda seleção de conteúdo que será exibido dentro de cada perfil é realizada através do registro da experiência de usuário, que mapeia o seu engajamento no conteúdo padrão exibido para cada novo perfil.
Ou seja, quanto mais engajado um usuário é dentro de um nicho, mais conteúdo sobre ele será entregue.
Porém, esse tipo de seleção não é feito apenas para a entrega de conteúdo.
O algoritmo também é responsável por controlar e segmentar os assuntos e interesses do usuário para a entrega de publicidade e anúncios patrocinados.
Ou seja, quando nós desenvolvemos o anúncio patrocinado das postagens do seu negócio, é o algoritmo que nos auxilia na entrega desse conteúdo para os seus seguidores, leads e possíveis clientes.
E para que você possa entender um pouco mais sobre como o mundo digital funciona, nós da Auma Digital preparamos esse conteúdo para auxiliar você, empreendedor a utilizar o algoritmo a favor do seu negócio.
Plataforma x Ferramenta
O primeiro passo na hora de desenvolver qualquer conteúdo ou campanha patrocinada é entender como cada plataforma e ferramenta interage dentro do seu ambiente.
E quando estamos trabalhando dentro das mídias sociais, precisamos aprender a diferenciar cada função de suas ferramentas.
Isso é necessário pois, dentro de uma rede social, temos além do algoritmo principal, diversas ramificações de seu sistema, criadas para melhorar a experiência de cada usuário.
Cada ramificação possui a sua própria forma de metrificar o seu engajamento, podendo entregar conteúdos de nichos diferentes para um mesmo usuário, de acordo com a relação dele com cada possibilidade de conteúdo.
Isso acontece principalmente pois as redes sociais dividem o seu próprio sistema de entrega em ferramentas.
Enquanto a plataforma é a rede social como um todo, cada uma das suas formas de publicação interage com seus usuários, na maioria das vezes, de forma independente.
Quando observamos a fundo o Instagram, por exemplo, podemos perceber onde seu conteúdo se ramifica:
Dentro do feed, que é sua ferramenta principal, recebemos postagens dos perfis em que somos mais engajados, assim como a publicidade relacionada aos nichos que consumimos.
Enquanto isso, nos stories, recebemos primeiro as publicações dos perfis em que mais acompanhamos as publicações temporárias.
Ou seja, muitas vezes o nosso perfil coloca postagens de um perfil como prioridade, enquanto recebemos a prioridade dos stories de outro perfil.
E atualmente temos os Reels, os vídeos mais curtos dentro do Instagram, que por sua vez, também possui um algoritmo de prioridade própria, nos entregando apenas conteúdos do nicho que consumimos dentro do próprio Reels.
Dessa forma, cada usuário irá consumir apenas conteúdos do nicho que mais o interessam dentro de cada ferramenta da plataforma.
Por exemplo, se você gosta de consumir conteúdos sobre música dentro do seu feed, enquanto prefere ver stories de perfis sobre cinema, você irá receber dentro de cada ferramenta aquilo que consome e engaja.
TIPOS DE ALGORITMO
Feed
Quando falamos sobre algoritmo principal, devemos sempre nos lembrar do feed, que é a principal ferramenta de conteúdo dentro de qualquer mídia social tradicional (como o Facebook ou o Instagram).
Este algoritmo funciona baseado com o conteúdo de preferência do usuário nas postagens que surgem em sua timeline, ou com base até mesmo no Explorar, no caso do Instagram.
Ou seja, toda vez que o usuário curte, comenta ou compartilha qualquer publicação, o algoritmo faz o trabalho de entender qual o perfil que a postou e o seu tema, baseado nas tags e palavras-chave contidas no post.
Atualmente, esse tipo de algoritmo também foi batizado de algoritmo bolha, por colocar o usuário dentro de uma “bolha” de informações e conteúdo.
A entrega do feed é a mais complexa de todas, principalmente devido ao fluxo enorme de publicações que acontecem a todo instante, e devido ao número grande de pessoas que seguimos dentro das mídias, é quase impossível que possamos ver todas as publicações.
Isso acaba forçando o algoritmo a cortar vários posts do nosso feed todos os dias.
O que é péssimo para aqueles que são deixados de fora!
Dentro desta ferramenta, para garantirmos que nossa postagem será entregue para todos, precisamos trabalhar com o nosso Índice de Relevância, que é uma tabela oculta em que o algoritmo cria um ranking dentro da plataforma.
Ou seja, quanto maior o nosso engajamento, maior a nossa entrega total.
Nesse sentido, com o passar do tempo, o feed vai se tornando um algoritmo amadurecido.
Quanto mais conteúdo desenvolvido, mais pessoas chegam no seu perfil, gerando mais engajamento e maior entrega.
Essa é a criação de uma base orgânica dentro das redes sociais, e também o objetivo final dessa modelo de algoritmo.
Stories
Praticamente todas as redes sociais atualmente possuem a possibilidade de se postar stories, porém, o mais interessante é que todas seguem a mesma regra na hora de apresentar seu conteúdo.
Isso torna os Stories uma ferramenta coringa em qualquer rede social.
Sendo, uma ferramenta de consumo rápido e não necessitando de profundidade, assim como ela também não necessita de desenvolvimento técnico para a sua produção.
A tornando perfeita para a criação de conteúdos humanizadores, demonstrando o dia a dia e os bastidores da sua marca e negócio.
Porém, como a demanda de publicações nesta aba é alta, com dezenas de postagens diárias de cada usuário relevante, o ranqueamento se torna ainda mais importante.
Contudo, diferente do feed, aqui temos uma forma a mais de medir o engajamento além das curtidas e comentários.
O simples fato de você abrir os stories de um perfil específico dentro dos stories, o algoritmo entende que aquele conteúdo é relevante, assim como ele entende de forma positiva quando você consome toda a sequência de stories.
Porém, o inverso acontece quando você pula uma sequência de stories.
Como este tipo de conteúdo é de rápido consumo, cada segundo assistido é importante para que a plataforma.
E como resultado de um perfil engajado, os seus stories são puxados diretamente para o começo da fila.
Reels/Tik-Tok
Antes de mais nada, vamos falar sobre o algoritmo mais novo das redes sociais.
À primeira vista, entender o algoritmo desse tipo de plataforma pode parecer algo impossível, porém, a realidade é muito diferente.
Esse tipo de algoritmo funciona, sobretudo, de maneira direta.
“Ou você gosta de um conteúdo ou você não gosta.”
No começo, o algoritmo te entrega de maneira aleatória uma série de conteúdos diferentes, descobrindo os assuntos que vão despertar o seu interesse.
Dessa forma, ela vai criando uma tag de conteúdos que trazem a atenção do seu perfil, entregando automaticamente apenas aqueles temas que mais despertam seu interesse.
Ou seja, desenvolvendo mais uma vez o algoritmo “bolha”.
Porém, por se tratar de um conteúdo de consumo rápido, as plataformas Reels, Tik-Tok e demais redes que utilizam esse algoritmo, se tornam extremamente “viciantes”.
Afinal, quem nunca perdeu a noção do tempo imerso nesse tipo de conteúdo?
Esse é o resultado do algoritmo trabalhando de maneira amadurecida, porque dessa forma cada vídeo que aparece no seu perfil parece ter sido feito para você.
O grande diferencial desse tipo de algoritmo é a sua velocidade, ao passo que leva cerca de uma hora para o algoritmo do Tik-Tok configurar o seu perfil.
Sendo extremamente assertivo, esse é o algoritmo que mais entrega na relação alcance x engajamento, afinal, os únicos perfis que irão consumir o seu conteúdo são aqueles que já possuem interesse prévio no assunto.
Em contrapartida, esse algoritmo valoriza conteúdos rasos.
Nos obrigando, dessa forma, a utilizarmos o volume de postagens para nos aprofundarmos em um conteúdo, ou até mesmo utilizarmos uma rede social de apoio para alcançarmos o nosso objetivo.
Conclusão
Cada plataforma e algoritmo possui a sua própria forma de ser trabalhada visando o melhor resultado para o seu negócio.
E para auxiliar você, empreendedor, na sua jornada, nós da Auma Digital estamos prontos para atender você e a sua marca.
Contando com profissionais especializados em suas áreas, como publicitários, designers gráficos, gestores de tráfego e profissionais da social media, nossa equipe está pronta para desenvolvermos a presença digital do seu negócio.
Utilizando cada rede social de maneira otimizada, nosso trabalho vai além de apenas criar um post.
Cada conteúdo desenvolvido por nós é criado conforme a sua própria visão do seu negócio e do nicho em que ele está inserido.
Trazendo assim a “Auma” do seu negócio para o mundo digital.
Venha transformar a maneira com que a sua marca se comunica com o seu público, converse hoje mesmo com um de nossos profissionais.
Venha para o lado digital da força!
Editado por: Cláudio Emanuel da Silva Gomes
Copywriter e Editor – Auma Digital