A Nova Resolução Sobre Publicidade Médica 

Em um processo que durou mais de três anos, quatro webinários e mais de 2.600 sugestões, o CFM (Conselho Federal de Medicina) anunciou no dia 12 de setembro de 2023 uma atualização nas regras de publicidade médica.  

A Resolução CFM nº 2.336/2023 foi publicada no dia 13 de setembro de 2023 e se tornará obrigatória 180 dias após a publicação (11 de março de 2024).  

Com a resolução, se tornou possível:  

  • Imagens de Pacientes 

Anteriormente, o regulamento proibia uso de imagens dos pacientes, porém agora o seu uso se tornou uma possibilidade aprovada pelo CFM, contanto que ela siga alguns critérios, sendo eles:  

O material deve estar relacionado à especialidade registrada do médico; A foto deverá ser acompanhada de um texto educativo
Ela deve conter as indicações terapêuticas e fatores que possam influenciar negativamente no resultado; 
A imagem não pode ser melhorada, alterada ou manipulada; 
O paciente não pode ser identificado; 
O uso das imagens depende da autorização prévia do paciente. 
 
Quando for possível, deve ser mostrada a perspectiva de tratamento para diferentes biotipos e faixas etárias, bem como a evolução imediata, mediata e tardia, destacou o CFM. 

  • Banco de Imagens 

Quando utilizadas, as imagens retiradas de bancos de imagem deverão ser creditadas, assim como atender as regras de direitos autorais. 

  • Post de Antes e Depois: 

Fica permitido o uso de posts “Antes e Depois”, desde que realizado de forma e que deixe claro as possíveis complicações do procedimento.  

É indicado um conjunto de imagens que contenham indicações, evoluções satisfatórias, insatisfatórias e complicações decorrentes da intervenção. 

  • Gravar Procedimentos 

Se torna possível que os médicos gravem os procedimentos realizados e os utilizem em peças de divulgação, contanto que o paciente autorize o uso, assim como a gravação deve respeitar os critérios éticos sobre a intimidade e privacidade dos pacientes. 

Porém, fica vetado a gravação por parte de terceiros, trazendo uma exceção apenas para partos. 

 “O nascimento é um momento sublime, daí porque permitimos a filmagem e fotos. Em outras situações, não podemos colocar em risco a segurança do paciente” – Fortes. 

  • Cases de Sucesso 

A partir da nova resolução, se torna possível a publicação e republicação que mostrem o resultado do tratamento/procedimento.  

  • Valores nas Publicações 

Se tornou possível a divulgação dos valores de consultas, assim como meios e formas de pagamento, assim como pode informar que o valor de procedimentos particulares pode ser acordado entre as partes. 

Também se torna possível o anúncio de descontos, abatimentos e promoções, contanto que não envolvam ações correlatas a vendas casadas. 

  • Imagens da Clínica e Instrumentos de Trabalho 

É permitido o uso de imagens e gravações da clínica, ambiente de trabalho e dos instrumentos utilizados pelo profissional, contanto que o uso de um instrumento específico não seja associado ao sucesso de um procedimento. 

Devem ser divulgados apenas os aparelhos e recursos tecnológicos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 

  • Vídeos com Depoimento de Pacientes 

Assim como o uso das imagens, os depoimentos se tornam possíveis com a autorização prévia a publicação. 

Porém, os depoimentos devem possuir um tom sóbrio, sem adjetivos que denotem superioridade do profissional e sem induzir a promessa de resultados. 

O Que Ficou Proibido Com a Nova Resolução 

Com a nova resolução, também chegaram novas proibições que devem ser respeitadas na hora da criação de conteúdo e divulgação. 

Sendo elas:  

  • Venda ou comercialização de qualquer tipo de produto (remédios, suplementos, vitaminas, ativos para emagrecimento…); 
  • Desaconselhar a vacinação; 
  • Garantia ou promessas de resultados
  • Autoafirmação como especialista. 
  • Venda de consultoria a pacientes e familiares que substituam a consulta médica presencial; 
  • Designação de símbolos, desenhos, figuras, imagens, slogans, taglines ou qualquer outro meio que sugira a garantia de resultados
  • Termos autopromocionais relativos a: pioneirismo, exclusividade e excelência. 
     

Atenção, Médico! Na Hora de Divulgar o Seu Trabalho, Conte Com Um Parceiro Experiente e Capacitado. 

Com a nova resolução, o marketing digital para médicos alcançou novas possibilidades. 

Porém, é sempre importante contar com o apoio de especialistas na hora de divulgar a sua clínica/consultório.  

Por isso, a Auma Digital se coloca à disposição de auxiliar você a desbravar o digital contando com uma equipe formada por Gestores de Tráfego, Copywriter, Gestores de Redes Sociais, Designers e Webdesigners experientes e capacitados que já estudaram e se prepararão para atuar conforme as normas da nova resolução do CFM. 

Podendo acompanhar você nessa nova realidade do Marketing e Publicidade Médico. 

Venha falar agora mesmo com um de nossos especialistas.  

Fonte: 
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-09/cfm-autoriza-medicos-a-fazerem-propaganda-em-redes-sociais – 13/09/2023  
https://www.crmpr.org.br/Publicidade-Medica-1-101.shtml – 14/09/2023  
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cfm-n-2.336-de-13-de-julho-de-2023-509398401 – 14/09/2023  
https://portal.cfm.org.br/noticias/cfm-atualiza-resolucao-da-publicidade-medica/ – 14/09/2023  

Compartilhe este Post: